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Por que fazer Exercício Físico?

A prática de exercício ajuda a manter a força e elasticidade dos músculos, evita a obesidade e dá uma sensação de bem-estar.

À medida que a idade avança, os movimentos começam a ser mais lentos e o andar menos seguro. Se fizer exercício diariamente, passará a movimentar-se com maior rapidez e segurança.

O exercício físico também ajuda a prevenir algumas doenças (principalmente as do coração e dos vasos sangüíneos) e a diminuir a perda de cálcio dos ossos.

A mobilidade articular, está diretamente relacionada com a amplitude do movimento e a flexibilidade com sua qualidade.

A resistência está ligada á freqüência com que o idoso se dedica a ocupações ativas. A redução da mobilidade e da resistência, prejudica o desempenho de muitas atividades do dia a dia.

Assim, a força dos membros inferiores é muito importante para a prevenção de quedas.

E a força dos músculos abdominais e lombares para a manutenção da estática corporal e no andar, evitando dores crônicas e muita incapacidade.

Os exercícios devem ser:

  • Atraentes
  • Diversificados
  • Com intensidade moderada
  • De baixo impacto - nas estruturas musculares, esqueléticas e articulares
  • Realizados de forma gradual
  • Promover a aproximação social, sendo desenvolvidos de preferência colectivamente
  • Respeitar a individualidade de cada um
  • Não estimular atividades competitivas pois tanto a ansiedade como o esforço aumentam os fatores de risco.

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